Conheça o Cidadania

A gestação e o nascimento do Projecto Cidadania, agora já legalizado em partido político INICIATIVA DE CIDADANIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA, com a sigla CIDADANIA, não foge em nada aos motivos e processos universais de criação das forças políticas no mundo inteiro.

Por norma é universalmente aceite que as forças políticas são criadas e fundadas em razões de ordem objectiva, tendo como pano de fundo as contradições, frustrações e insucessos das várias classes sociais e o confronto político (e não só) entre as autoridades governativas e as forças que se lhes opõe.

A história de Angola é rica neste sentido. Desde as lutas heroicas dos nossos antepassados contra a invasão, ocupação e exploração coloniais, até a formação dos grandes movimentos de libertação nacional e a sua mais recente transformação em partidos políticos, todo este processo representou sem sombra de dúvida a oposição, por diferentes métodos e meios, aos regimes então instalados e as suas metamorfoses no nosso país.

O CIDADANIA em nada se diferencia destes movimentos sociais universais e nacional e representa apenas mais um movimento de CIDADÃOS, que por força da lei se transformou de mero movimento de cidadãos pelo resgate da sua cidadania em partido político. Nada mais, nada menos que um punhado de cidadãos patriotas decididos em contribuir para a mudança; para o fim da hegemonia das bandeiras partidárias sob a bandeira nacional que todos nos une e abriga.

Nada mais do que a imposição da bandeira dos direitos dos cidadãos sobre o primado dos militantes e seus direitos egoístas e corporativistas.

O CIDADANIA nasceu formalmente no Bairro Azul, Município das Ingombotas, em Luanda, mais uma vez por força da lei, mas a sua gestação original se espalha pelos bairros de todas as capitais do país, de todos os municípios e comunas da nossa pátria. Ele é a tradução e a transformação da esperança de todos os cidadãos em ter uma vida melhor numa força política que reúne todos aqueles que querem o bem de Angola e corajosamente pretendem, nos marcos da legalidade e por meios pacíficos e legais fazer sentir a sua voz e ditar um novo rumo para Angola.

Os CIDADÃOS cansaram-se do impacto em suas vidas do declínio considerável em todos os indicadores económicos e sociais do país. Cansaram-se das promessas do PARTIDO-ESTADO, o MPLA.

Há em todos nós e sobretudo na juventude um grande SENTIMENTO de DESILUSÃO, de TRAIÇÃO e consequentemente de REVOLTA. Para quando a mudança?

Os CIDADÃOS demandam, pois, um Novo Projecto Político que não se baseie em hipotéticas diferenças politico-ideológicas, alheias ao nosso contexto social, cultural e sócio-económico, propagadas pelos tradicionais partidos de libertação nacional.

Os CIDADÃOS querem soluções reais e tangíveis para os seus problemas do dia-a-dia; isto é, soluções face ao aumento vertiginoso e perigoso do custo de vida que não para de subir arrastando para o desespero milhões de pessoas, para a fome e para a pobreza extrema que graça pelo território. Queremos empregos, a primeira casa, dignidade e muito mais, reclamam os JOVENS.

Enfim, queremos mudança através da alternância democrática!

Como podem ver, a nossa história é curta e recente. Somos, literalmente, o BEBÉ recém-nascido de uma gestação nacional. Por isso, fazem parte do CIDADANIA, a parte invisível do iceberg, para além dos seus “mentores de primeira hora”, CIDADÃOS das mais variadas sensibilidades políticas, inúmeros especialistas do nosso espaço técnico-profissional e académico com reconhecida experiência e prestígio social, entidades de reconhecida e irrepreensível conduta cívico-moral no nosso panorama religioso e cultural.

A este batalhão, há que juntar, natural, impreterível e indispensavelmente, um autêntico movimento (exército) de JOVENS CIDADÃOS entusiastas, patriotas e conscientes da sua responsabilidade para com o futuro do pais, munidos de toda a sua energia, irreverência e espírito de missão.

Mas estamos unidos no mesmo propósito; numa ideologia única: servir o país, desenvolvendo-o.  “Curta” connosco participando deste amplo movimento em prol da cidadania e do desenvolvimento Angola.

“ Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira.”  MARTIN LUTHER KING JR.

Viva Angola!

Avante Cidadãos!

Bairro Azul em Luanda, Julho de 2024