SOBRE NÓS
Discursos do Presidente
I Convenção Nacional – Clube Ferroviário de Angola
Março de 2025
Contexto: Discurso estruturante e programático proferido aquando da eleição de Júlio Bessa como Primeiro Presidente do Partido CIDADANIA, que adquiriu personalidade jurídica em Junho de 2024.
II Reunião Extraordinária Alargada do Comité Político Nacional
22 de Agosto de 2025
O I Seminário Metodológico Nacional dos Quadros do Partido, agendado para os dias 15 e 16 de Agosto, teve de ser adiado devido à grave convulsão social gerada pela greve dos taxistas e que a maioria dos cidadãos, em solidariedade com estes, aderiram em massa. No rescaldo desta greve, oportunisticamente, alguns cidadãos entregaram-se a acções de vandalismo e de destruição e roubo de bens e propriedade alheia. Ao mesmo tempo, o Governo aproveitou o evento para matar cidadãos indefesos à queima roupa, “prender” sem qualquer culpa formada inúmeros jovens activistas incómodos ao regime, bem assim como várias lideranças sindicais e associativas num autêntico “PROCESSO DE DECAPITAÇÃO” das lideranças da sociedade civil. O Presidente aproveitou a Reunião para condenar os actos de vandalismo da população e os actos de abusos de poder das autoridades.
Epic Sana, Luanda
17 de Outubro de 2025
Medalhas aos Fundadores da Nação Não São Suficientes
Contexto: Na sua mensagem à Nação proferida no Parlamento a 15 de Outubro de 2025, por ocasião da abertura do ano Parlamentar 2025/2026, o Presidente da República tornou público a sua intenção de atribuir a todos os signatários dos Acordos de Alvor a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional. No exercício do direito de oposição democrática, Júlio Bessa aproveitou o momento para recordar ao País os 4 Pilares do CIDADANIA e propor à Nação passos subsequentes para se alcançar a paz definitiva e a reconciliação em Angola. Tais passos incluem a desconstrução de “uma narrativa falsa e de uma retórica divisiva que foram enraizadas na consciência colectiva da juventude desde 1975”, a revisão da História política de Angola, o reconhecimento e a consagração de Álvaro Holden Roberto, António Agostinho Neto e Jonas Malheiro Savimbi como Pais Fundadores da Nação angolana e a edificação da “Praça dos Fundadores da Nação”. A réplica do Presidente JB foi proferida no Hotel Epic Sana, em Luanda, a 17 de Outubro de 2025, seguida de uma conferência de imprensa.
